Como baixar e arquivar ITR 2020-21 online
O preenchimento da declaração de imposto de renda (ITR) é uma tarefa importante para todos os contribuintes na Índia. Ele ajuda você a relatar sua renda, pagar impostos, reivindicar reembolsos e aproveitar vários benefícios. No entanto, preencher o ITR pode ser um processo tedioso e confuso, especialmente se você não estiver ciente das regras e procedimentos mais recentes. Neste artigo, iremos orientá-lo sobre como baixar e arquivar o ITR 2020-21 online usando o site de imposto de renda e o portal de declaração eletrônica.
download itr 2020-21
O que é ITR 2020-21 e quem deve arquivá-lo
Definição e Tipos de Formulários ITR
ITR 2020-21 é o formulário de declaração de imposto de renda que você precisa apresentar para o ano fiscal de 2019-20 (1º de abril de 2019 a 31 de março de 2020) e o ano de avaliação de 2020-21 (1º de abril de 2020 a 31 de março de 2021). Existem diferentes tipos de formulários ITR, dependendo de suas fontes de renda, como salário, casa, negócios, ganhos de capital, etc. O departamento de imposto de renda emitiu sete tipos de formulários ITR para pessoas físicas e jurídicas, a saber:
ITR-1 SAHAJ: Para indivíduos com renda de salário, propriedade de uma casa, renda de juros e renda agrícola de até Rs.5.000.
ITR-2: Para indivíduos e Famílias Hindus Indivisas (HUFs) que não tenham renda de negócios ou profissão.
ITR-3: Para pessoas físicas e HUFs com rendimentos de negócios ou profissões.
ITR-4 SUGAM: Para indivíduos, HUFs e empresas (exceto LLPs) com renda presumida de negócios ou profissões sob a seção 44AD, 44ADA ou 44AE.
ITR-5: Para pessoas que não sejam indivíduos, HUFs, empresas e pessoas que preenchem o formulário ITR-7.
ITR-6: Para empresas que não reivindicam isenção de acordo com a seção 11 (fundos de caridade ou religiosos).
ITR-7: Para pessoas, incluindo empresas obrigadas a fornecer retorno sob as seções 139(4A), 139(4B), 139(4C) ou 139(4D) (como trusts, partidos políticos, instituições, faculdades, etc.).
Critérios de Elegibilidade e Data de Vencimento para Arquivar ITR 2020-21
A lei do imposto de renda exige que certas categorias de contribuintes apresentem I TR 2020-21 se sua renda exceder o limite básico de isenção, que é de Rs.2,5 lakh para indivíduos com menos de 60 anos, Rs.3 lakh para idosos (60 a 80 anos) e Rs.5 lakh para superidosos (acima de 80 anos). Além disso, existem outras situações em que a declaração do ITR é obrigatória, como:
Se você depositou mais de Rs.1 crore em uma ou mais contas correntes em um ano.
Se você incorreu em mais de Rs.2 lakh em viagens ao exterior para você ou qualquer outra pessoa em um ano.
Se você pagou mais de Rs.1 lakh em contas de eletricidade em um ano.
Se você for residente e tiver um ativo ou interesse financeiro em qualquer entidade localizada fora da Índia ou tiver autoridade de assinatura em qualquer conta localizada fora da Índia.
Se você é residente e tem renda de qualquer fonte fora da Índia.
Se você reivindicou alívio sob a seção 90 ou 90A ou dedução sob a seção 91.
Se você recebeu qualquer renda de propriedade mantida sob um fundo para fins beneficentes ou religiosos ou um partido político ou uma associação de pesquisa ou uma universidade ou faculdade ou qualquer instituição referida na seção 10(23A) ou seção 10(23B) ou um sindicato ou um fundo ou fundo ou instituição ou qualquer autoridade ou órgão ou sociedade referida na seção 10(23C).
O prazo para apresentação do ITR 2020-21 foi prorrogado pelo governo devido à pandemia do COVID-19. As datas de vencimento revisadas são as seguintes:
Categoria do ContribuinteData de Vencimento OriginalData de vencimento revisada
Indivíduos, HUFs e outros contribuintes cujas contas não precisam ser auditadas31 de julho de 202031 de dezembro de 2020
Contribuintes cujas contas devem ser auditadas31 de outubro de 202031 de janeiro de 2021
Contribuintes que precisam fornecer relatório de acordo com a seção 92E (preços de transferência)30 de novembro de 202031 de janeiro de 2021
Como baixar os formulários ITR 2020-21 do site do Imposto de Renda
Etapas para baixar formulários ITR em formato Excel ou PDF
Se você deseja baixar os formulários do ITR em formato Excel ou PDF, siga estas etapas:
Visite o site do imposto de renda em .
Selecione o ano de avaliação como 2020-21 e o número do formulário ITR aplicável a você.
Clique no link de download para o utilitário Excel ou instruções em PDF conforme sua preferência.
Salve o arquivo em seu computador e abra-o com o software relevante.
Preencha os dados solicitados e valide os dados.
Gere um arquivo XML e salve-o em seu computador para carregá-lo no portal de arquivamento eletrônico.
Como usar o utilitário off-line comum para arquivar ITR 1 a ITR 4
Se você quiser usar o utilitário off-line comum para arquivar ITR 1 a ITR 4, siga estas etapas:
Visite o site do imposto de renda em .
Selecione o ano de avaliação como 2020-21 e clique no link de download para Utilitário off-line comum em utilitários JSON.
Salve o arquivo zip em seu computador e extraia-o usando qualquer software como WinZip ou WinRAR.
Abra a pasta extraída e clique duas vezes no arquivo Software.exe de preparação de retorno de TI.
Selecione o número do formulário ITR aplicável a você e preencha os detalhes necessários.
Valide os dados e gere um arquivo JSON e salve-o em seu computador para fazer upload no portal de e-arquivamento.
Como arquivar ITR 2020-21 online usando o portal de arquivamento eletrônico
Etapas para se registrar e fazer login no portal de arquivamento eletrônico
Para declarar seu ITR online, você precisa se registrar e fazer login no portal de declaração eletrônica do departamento de imposto de renda. Aqui estão as etapas para se registrar e fazer login no portal de e-arquivamento:
Visite o portal de e-arquivamento em .
Se você for um novo usuário, clique no botão Cadastre-se e selecione seu tipo de usuário (como pessoa física, HUF, empresa, etc.).
Insira seus dados básicos, como PAN, nome, data de nascimento, número de celular, id de e-mail, etc. e clique em Continuar.
Preencha o formulário de registro com seus dados pessoais, de contato e senha e clique em Enviar.
Você receberá um link de ativação em seu ID de e-mail e um OTP em seu número de celular. Clique no link e digite o OTP para ativar sua conta.
Se você for um usuário existente, clique no botão Login aqui e insira seu ID de usuário (PAN), senha e código captcha. Clique em Entrar.
Etapas para fazer upload do arquivo XML ou JSON do formulário ITR
Depois de fazer login no portal de arquivamento eletrônico, você pode carregar o arquivo XML ou JSON do seu formulário ITR que preparou usando o utilitário off-line. Aqui estão as etapas para fazer o upload do arquivo:
No painel, clique no link Declaração de Imposto de Renda no menu Arquivo eletrônico.
Selecione o ano de avaliação como 2020-21 e o número do formulário ITR que você preencheu. Selecione o Tipo de arquivamento como Devolução original/revisada e o Modo de envio como Carregar XML ou Carregar JSON, conforme aplicável.
Clique em Continuar e navegue e selecione o arquivo XML ou JSON do seu computador. Clique em Abrir.
Clique em Enviar e digite o OTP recebido em seu número de celular registrado ou ID de e-mail. Clique em Validar.
Você receberá uma mensagem de confirmação e um número de reconhecimento para o seu ITR arquivado.
Etapas para verificação eletrônica do ITR arquivado
Depois de preencher seu ITR, você precisa verificá-lo eletronicamente em até 120 dias para concluir o processo. A verificação eletrônica significa confirmar sua identidade e autenticidade de seu ITR arquivado usando métodos eletrônicos. Aqui estão as etapas para verificar seu ITR arquivado:
No painel, clique no link Exibir devoluções/formulários no menu Minha conta.
Selecione Declaração de Imposto de Renda como Nome do Formulário e 2020-21 como Ano de Avaliação. Clique em Enviar.
Você verá uma lista de seus ITRs arquivados. Clique no link Pendente para verificação eletrônica na coluna Status do ITR relevante.
Você verá várias opções para verificar seu ITR, como usar Aadhaar OTP, net banking, número de conta bancária, número de conta demat ou caixa eletrônico do banco.Selecione qualquer opção de acordo com sua conveniência e siga as instruções.
Você receberá uma mensagem de confirmação e um EVC (Código de Verificação Eletrônica) para seu ITR verificado eletronicamente.
Benefícios de declarar o ITR 2020-21 dentro do prazo
Evite multas e cobranças de juros
Se você arquivar seu ITR 2020-21 dentro do prazo, poderá evitar o pagamento de multas ou juros por atraso na declaração ou pagamento a menor de impostos. A multa por arquivamento tardio do ITR é de Rs.5.000 se arquivado até 31 de dezembro de 2020 e Rs.10.000 se arquivado depois disso, mas antes de 31 de março de 2021. No entanto, se sua renda total não for superior a Rs.5 lakh, a penalidade é limitada a Rs.1.000. Os juros para pagamento a menor de impostos são de 1% ao mês ou fração de mês, de 1º de abril de 2020 até a data do pagamento dos impostos.
Reivindicar Reembolso e Perdas Transportadas
Se você apresentar seu ITR 2020-21 dentro do prazo, poderá solicitar qualquer reembolso devido a você do departamento de imposto de renda por excesso de impostos pagos por você durante o ano. O reembolso será processado mais rapidamente e creditado em sua conta bancária eletronicamente. Você também pode reportar quaisquer perdas incorridas por você durante o ano sob certas rubricas de receita, como perda de negócios, perda de capital, perda de propriedade da casa, etc., para compensar receitas futuras. No entanto, se você registrar seu ITR após a data de vencimento, não poderá transportar tais perdas, exceto a perda da propriedade da casa.
Obtenha Empréstimos e Vistos Facilmente
Se você registrar seu ITR 2020-21 no prazo, poderá obter empréstimos e vistos facilmente de bancos e consulados estrangeiros, respectivamente. Seu ITR preenchido serve como prova de sua renda e estabilidade financeira e ajuda você a obter uma taxa de juros mais baixa e uma aprovação mais rápida para seu empréstimo ou solicitação de visto. Seu ITR preenchido também ajuda você a mostrar sua renda de outras fontes, como aluguel, juros, dividendos, etc., que podem não estar refletidos em seu contracheque ou extrato bancário.
Cumpra a obrigação legal e evite o escrutínio
Se você arquivar seu ITR 2020-21 dentro do prazo, poderá cumprir sua obrigação legal como cidadão responsável e evitar qualquer exame ou notificação do departamento de imposto de renda. A declaração do ITR não é apenas um dever, mas também um direito que lhe permite participar do processo de construção da nação. A declaração do ITR também ajuda a evitar qualquer incompatibilidade ou discrepância em sua renda ou detalhes fiscais que possam atrair a atenção das autoridades fiscais e levar a uma investigação mais aprofundada ou multa.
Erros comuns a serem evitados ao preencher o ITR 2020-21
Escolha do formulário de ITR ou ano de avaliação incorreto
Um dos erros comuns que os contribuintes cometem ao declarar o ITR é escolher o formulário do ITR ou o ano de avaliação errados. Você deve escolher o formulário ITR que corresponda às suas fontes de renda e situação fiscal. Por exemplo, se você tem renda de negócios ou profissão, deve preencher ITR-3 ou ITR-4 e não ITR-1 ou ITR-2. Da mesma forma, você deve selecionar o ano de avaliação como 2020-21 e não 2019-20 ou 2021-22. Escolher o formulário de ITR ou ano de avaliação errado pode resultar na rejeição de seu ITR arquivado ou no cálculo incorreto de sua responsabilidade fiscal ou reembolso.
Fornecimento de dados pessoais ou bancários incorretos
Outro erro comum que os contribuintes cometem ao declarar o ITR é fornecer dados pessoais ou bancários incorretos. Você deve garantir que fornece informações corretas e atualizadas, como seu nome, PAN, endereço, ID de e-mail, número do celular, número da conta bancária, código IFSC, etc. em seu formulário ITR. Fornecer dados pessoais ou bancários incorretos pode levar a atrasos no processamento de seu ITR registrado ou reembolso ou incompatibilidade em seus registros fiscais.
Não divulgar todas as fontes de renda ou renda isenta
Um terceiro erro comum que os contribuintes cometem ao declarar o ITR é não divulgar todas as fontes de renda ou renda isenta. Você deve divulgar todas as fontes de renda que obteve durante o ano, como salário, propriedade da casa, ganhos de capital, negócios, juros, dividendos, etc.mesmo que sejam isentos de imposto ou sujeitos a TDS (imposto retido na fonte). A não divulgação de todas as fontes de renda ou renda isenta pode levar à subdeclaração de sua renda ou à ocultação de sua renda e atrair penalidades ou processos sob a lei do imposto de renda.
Não reconciliar renda com o Formulário 26AS ou Formulário 16/16A
Um quarto erro comum que os contribuintes cometem ao preencher o ITR é não reconciliar sua renda com o Formulário 26AS ou o Formulário 16/16A. O Formulário 26AS é uma declaração fiscal anual consolidada que mostra os detalhes dos impostos pagos por você ou em seu nome pelo seu empregador, banco ou qualquer outro dedutor. O Formulário 16/16A é um certificado emitido por seu empregador ou dedutor mostrando os detalhes do TDS deduzido de seu salário ou outros pagamentos. Você deve reconciliar sua renda com o Formulário 26AS ou Formulário 16/16A e relatar qualquer discrepância ou incompatibilidade em seu formulário ITR. Não reconciliar sua renda com o Formulário 26AS ou Formulário 16/16A pode levar ao excesso ou déficit de impostos pagos por você ou em seu nome e afetar sua responsabilidade fiscal ou reembolso.
Não verificação eletrônica do ITR arquivado em 120 dias
Um quinto erro comum que os contribuintes cometem ao arquivar o ITR é não verificar eletronicamente o ITR arquivado dentro de 120 dias. A verificação eletrônica de seu ITR arquivado é uma etapa obrigatória para concluir o processo de arquivamento e confirmar sua identidade e autenticidade de seu ITR arquivado. Você pode verificar seu ITR arquivado usando vários métodos, como Aadhaar OTP, net banking, número de conta bancária, número de conta demat ou caixa eletrônico do banco. A não verificação eletrônica de seu ITR registrado dentro de 120 dias pode levar à invalidação de seu ITR arquivado e ao não processamento de seu reembolso.
Conclusão
O preenchimento do ITR 2020-21 online é um processo simples e conveniente se você seguir as etapas mencionadas acima e evitar os erros comuns. A declaração do ITR no prazo pode ajudá-lo a economizar impostos, reivindicar reembolsos, obter empréstimos e vistos, cumprir obrigações legais e evitar escrutínio.Você também pode obter a ajuda de consultores tributários profissionais ou plataformas de declaração de impostos on-line para registrar seu ITR com precisão e sem complicações.
perguntas frequentes
P: Como posso verificar o status do meu ITR ou reembolso?
R: Você pode verificar o status de seu ITR ou reembolso arquivado fazendo login no portal de arquivamento eletrônico e clicando no link Exibir devoluções/formulários ou Exibir devoluções/formulários arquivados no menu Minha conta ou Painel, respectivamente. Você também pode verificar o status do seu reembolso visitando o site TIN NSDL em e inserindo seu PAN e ano de avaliação.
P: Como posso retificar qualquer engano ou erro em meu ITR arquivado?
R: Você pode retificar qualquer engano ou erro em seu ITR arquivado preenchendo uma declaração revisada de acordo com a seção 139(5) da lei de imposto de renda. Você pode arquivar uma declaração revisada on-line usando o mesmo procedimento para preencher a declaração original, exceto que você precisa selecionar o tipo de arquivamento como declaração revisada e inserir o número de confirmação e a data de apresentação da declaração original. Você pode apresentar uma declaração revisada antes do final do ano de avaliação relevante ou antes da conclusão da avaliação, o que ocorrer primeiro.
P: Como posso solicitar a dedução da seção 80C para investimentos feitos no ano fiscal de 2019-20?
R: Você pode reivindicar a dedução da seção 80C para investimentos feitos no ano fiscal de 2019-20 preenchendo o Anexo DI (Detalhes do investimento) em seu formulário ITR. Você precisa inserir o valor do investimento feito em vários instrumentos elegíveis, como fundo de previdência, seguro de vida, fundos mútuos, etc. durante o ano fiscal de 2019-20 e também durante o período estendido de 1º de abril de 2020 a 31 de julho de 2020. A dedução total na seção 80C não pode exceder Rs.1,5 lakh.
P: Como posso optar pelo novo regime tributário ou pelo antigo regime tributário na declaração do ITR?
R: Você pode optar pelo novo regime tributário ou pelo antigo regime tributário ao preencher o ITR preenchendo o Anexo SI (Alíquotas Especiais de Renda) em seu formulário ITR.Você precisa selecionar a opção de regime tributário de acordo com a seção 115BAC (novo regime tributário) ou de acordo com outras disposições (antigo regime tributário) e inserir o valor e a taxa de imposto aplicável à sua renda de acordo com o regime escolhido. O novo regime fiscal oferece taxas de imposto mais baixas, mas sem deduções ou isenções, enquanto o antigo regime oferece taxas de imposto mais altas, mas com várias deduções e isenções.
P: Como posso declarar o ITR de anos anteriores?
R: Você pode declarar o ITR de anos anteriores baixando os formulários relevantes do ITR no site do imposto de renda e preenchendo-os offline. Você precisa selecionar o ano de avaliação de acordo com o ano financeiro para o qual deseja registrar o ITR e preencher os detalhes de acordo. Você pode então carregar o arquivo XML do formulário ITR no portal de arquivamento eletrônico e verificá-lo. No entanto, você não pode arquivar o ITR de anos anteriores online usando o utilitário off-line comum ou o portal de arquivamento eletrônico diretamente.
0517a86e26
Comments